Ressignificando Vendas 2
de Gustavo Campos
Bom dia! Boa Tarde! Boa Noite!
Ressignificando Vendas 2 é o segundo livro de Gustavo Campos dentro do seu movimento de alta performance e ressignificação de papéis e responsabilidades da área comercial dos negócios. Com 8 anos de experiência em representação comercial no segmento de moda e com mais de 22 anos como líder de empresas, hoje é um dos maiores especialistas em treinamento intensivo e imersivo em vendas e gestão comercial do Brasil, com as experiências “Bootcamp”.
Neste livro conta a história de Oscar, que é o anti-herói de toda uma jornada épica de vendas. De certa maneira retrata a vida de muitos vendedores do Brasil, cheio de intenções e com poucas realizações. Diferenciar “esforço” de “trabalho inteligente”, que leva a resultados excepcionais (o “dobro da meta”, como costuma dizer), é um dos motivos de você ler esta história. “Espero que você fuja ao máximo de ter uma vida como a de Oscar e que consiga desenhar o seu planejamento de alta performance com os caminhos que forneço”, diz Gustavo Campos.
E, o melhor de tudo, são as 52 dicas práticas de vendas que ocupam mais da metade do livro. Muito detalhadas e prontas para serem colocadas no seu dia de vendas, as dicas apresentadas já foram testadas e aprovadas por empresários de todo o Brasil, clientes das empresas de Gustavo Campos.
Algumas das 52 práticas que você encontrará:
- A estratégia vem antes da venda
- O provável geralmente é o que acontece
- Olhe além do fracasso dos outros
- Reinvente o que as pessoas querem
- Escolha o caminho mais difícil
- Torne-se a exata pessoa que você quer ser
- Entre outras
Com as 52 práticas, e com a ficha de implementação que consta neste livro, você irá montar o seu plano de desenvolvimento e melhoria e executar o seu próprio projeto de alta performance. Dia após dia, 1% melhor, todo o dia.
Provocativo e essencialmente prático, leitura obrigatória para os profissionais de vendas e gestão comercial que buscam a rarefeita área de alta performance.
Vamos pra cima deles!
DIFERENCIAIS DO LIVRO
Dividido em duas partes, o livro pode ser considerado um mapa para o caminho da alta performance.
A primeira parte do livro conta a história de Oscar, um vendedor “sobrevivente”, que a seu modo batalha todos os dias para viver de vendas.
Ocupando mais da metade do livro, na segunda parte, são apresentadas 52 lições práticas para serem acionadas uma a uma ao longo de 52 semanas de um ano, para todo vendedor construir uma vida mais próspera e feliz.
Extremamente detalhadas e prontas para serem colocadas no seu dia de vendas, as dicas apresentadas já foram testadas e aprovadas por equipes comerciais de todo o Brasil, clientes das empresas de Gustavo Campos.
Veja a seguir os títulos das 52 práticas que você encontrará detalhadas no livro
01. Todos os campeões passaram pela trilha da persistência
02. Abrir um cliente em uma cidade que não atende ninguém
03. Deseje algo grandioso
04. Abrir um cliente em uma cidade que já tem cliente
05. Recuperar um cliente
06. Vender mais itens para um cliente antigo
07. Planejar uma semana inteira de vendas
08. Dar um treinamento no cliente
09. Estudar sobre um produto do seu mostruário
10. Pegar o e-mail direto de todos os compradores do seu grupo de clientes
11. Pegar o aniversário (e outras informações importantes) de todos os compradores do seu grupo de clientes
12. Estudar sobre o seu principal concorrente e identificar onde ele pode ser “atacado”
13. Desenhar com o seu gerente uma ação para a sua região que possa impactar os resultados
14. Separar de toda a sua lista de clientes, cinco que podem crescer muito nos próximos 6 meses
15. Separar de toda a sua lista de clientes, cinco que você tem que melhorar os resultados para aumentar a sua importância.
16. Separar de toda a sua lista de clientes, cinco que você considera os principais clientes, os que sustentam o volume que você vende
17. Fazer um estudo da meta de vendas que possui, dividindo-a até o nível de cliente e turno comercial de venda
18. Desenhar uma rota de vendas equilibrada e otimizada
19. Estudar sobre visual merchandising e aplicar o seu conhecimento
20. Ficar um turno dentro da loja do seu cliente ao lado das equipes de vendas, ajudando a vender
21. Estudar a concorrência local e próxima de um de seus clientes e
entender quais as suas propostas de negócios
22. Comprar um livro de vendas
23. Assistir pelo Youtube um vídeo de vendas ou desenvolvimento pessoal por dia
24. Comprar uma roupa nova para que você melhore a sua imagem pessoal
25. Gravar em áudio uma apresentação de vendas que fizer e depois escutar, buscado pontos de melhoria
26. Definir um texto padrão de apresentação de sua empresa
27. A estratégia vem antes da venda
28. Decida ser “insanamente grandioso” em apenas uma coisa
29. Eleja um nicho. Isso não quer dizer ser pequeno.
30. Defenda o seu domínio
31. Cuide com os rótulos, pois o Pigmaleão pode te pegar
32. Normal X Comum
33. O que você precisa é diferente do que você quer
34. Entender o conceito de giro de produtos a ponto de calcular o giro em cinco clientes de carteira
35. Tenha uma visão clara do futuro
36. Desenvolva em você uma disciplina de nível mundial
37. Habilite-se para lidar com os problemas do dia-a-dia
38. Torne-se a exata pessoa que você quer ser
39. Vença a barreira da cama e levante 30 minutos mais cedo
40. O provável geralmente é o que acontece.
41. Fuja da primeira resposta
42. Faça da visão semanal a sua arma de produtividade
43. Tenha fontes de motivação para abastecer sua vida
44. Eleve um pouco o padrão para fugir da média (assim, se diferencie)
45. Primeiro estágio: feito é melhor do que bem feito
46. Escolha o caminho mais difícil
47. Reinvente o que as pessoas querem
48. Olhe além do fracasso dos outros
49. Seja mestre em vencer as objeções mais previsíveis
50. Elabore a matemática das vendas e vença
51. Tenha um Diário da Gratidão
52. Resista bravamente contra as frustrações das vendas
Práticas Extras
53. Os cinco tipos de objetivos de vendas que fazem vendedores de alta performance
54. Use e abuse do WhatsApp, mas com inteligência
55. Quando tudo falta, sobra você
Com as 52 práticas, e com o planejador de alta performance que consta neste livro, você irá montar o seu plano de desenvolvimento e melhoria e executar o seu próprio projeto de alta performance. Dia após dia, 1% melhor, todo o dia.
Provocativo e essencialmente prático, leitura obrigatória para os profissionais de vendas e gestão comercial que buscam a rarefeita área de alta performance.
VALORES E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
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COMO O LIVRO RV2 IRÁ LHE AJUDAR
Não há nada que nos atrase mais na vida do que não começar. Com este livro Gustavo Campos busca despertar você para a ação. Primeiramente ele nos apresenta um personagem chamado Oscar e, talvez, você possa se identificar com algumas passagens, pois é uma história escrita com base em milhares de conversas com vendedores e gestores comerciais, ao longo dos últimos 21 anos de atividade de Gustavo Campos na área comercial.
Já a segunda parte do livro, as famosas páginas cinzas, irão lhe apresentar em detalhes 52 + 3 práticas para que você escolha, uma por semana, para colocar em sua vida. Com o apoio de uma ferramenta chamada “Planejador de Alta Performance”, você irá planejar e controlar a execução de cada uma das práticas que você escolher.
Muito mais do que um livro motivacional, um conteúdo que destila anos de conhecimento na área comercial que fará você acelerar sua carreira.
PARA QUEM ESTE LIVRO É MAIS INDICADO
Para profissionais de vendas, recursos humanos e diretores responsáveis por negócios.
- Vendedores: Poderão se espelhar em Oscar e ver o quanto estão adotando comportamentos errados em seu dia a dia. Deverão implementar as 52 práticas, de forma consistente e intensa.
- Gestores Comerciais: Poderão ajudar suas equipes a não se comportarem como Oscar e usar o livro para guiar gincanas, campanhas e desafios na implementação das 52 práticas.
- Recursos Humanos: Orientar treinamentos capacitadores usando as 52 práticas, seja diretamente ou como pauta de temas de desenvolvimento.
- Diretores responsáveis por negócios: Saber exigir de si e de sua equipe o máximo de comportamento orientado para alta performance, no mínimo atendendo as 52 práticas do livro.
DEPOIMENTOS
“Gustavo Campos, inquieto e provocativo, ilustra suas 52 dicas para formação de vendedores com a estória de Oscar, segundo ele um personagem fictício. Pode ser, mas os fatos são verdadeiros e muitas vezes encontramos vendedores como Oscar no dia a dia.
Este verdadeiro manual prático tem o valor de dois semestres na faculdade de vendas!”
Heitor Klein – Consultor, Ex-Presidente Executivo da Abicalçados
“O livro do Gustavo Campos vai, por muitas vezes, te dar uma sacudida e te fazer repensar. Até mesmo os donos das melhores performances vão enxergar práticas que precisam de revisão.
Como se não bastasse o deleite da leitura, numa obra de “ficção”, Gustavo Campos nos brinda com 52 dicas, que se colocadas em prática nos permite atingir um patamar bastante elevado, sonhado por muitos, mas feito por poucos. Não são dicas, são ensinamentos e práticas de quem quer se tornar um verdadeiro herói.”
José Osterno Filho – Diretor Comercial Di Valentini
“Em Ressignificando Vendas 2, Gustavo consegue usar muito bem de storytelling para nos envolver na vida de um profissional de vendas, e depois disso conectá-la com um verdadeiro manual de boas práticas para quem atua na área comercial. Considero leitura obrigatória para profissionais de todos os níveis da área de vendas.”
Artur Vasconcellos – Professor e Coordenador de Pós-Graduação da ESPM.
“O livro Ressignificando Vendas 2, deste maravilhoso autor Gustavo Campos, mostra a essência de como nós profissionais de vendas (todos nós somos vendedores de algo…), devemos colocar a estaca lá na frente e buscar com várias ferramentas, conscientização e mudança de hábitos, nos tornarmos contagiantes exemplos de sucesso. Indico esta leitura.”
Gerson Luiz Simonaggio – Diretor Indústria Nutrire
“Através de uma história inusitada, triste e um tanto engraçada, o autor nos leva a pensar muito além do mundo das vendas, nos conduz a refletir um pouco sobre nós mesmos, nossas atitudes, nossos valores e como encaramos as coisas ao nosso redor.
Digo isso pois é difícil não se reconhecer no personagem em algum momento da história narrada, ao mesmo tempo que se deseja ser muito diferente dele.
Oscar, que Deus o tenha, levou uma vida medíocre e um tanto triste, mas que da maneira que é narrada pelo autor, pode servir de reflexão para muitas pessoas.
Mas, se esta história não for suficiente para te levar a segunda seção deste livro, talvez você seja mais parecido com Oscar do que pense.”
Cássio Romani – Gestor da marca Boaonda
“A narrativa deste livro é muito interessante. Através de uma linguagem simples e direta, Gustavo nos apresenta a figura de “Oscar”: um vendedor que possui lampejos motivacionais, mas que não consegue efetivá-los, levando a sucessivos fracassos pessoais e profissionais. A história de Oscar serve como um pano de fundo interessante para a reflexão sobre os hábitos de 52 semanas, permitindo uma análise/reflexão sobre aspectos do dia-a-dia do profissional de vendas que podem determinar os sucessos ou insucessos.
Mesmo em tempos de crescimento do comercio eletrônico, o vendedor ainda não é insubstituível, desde que esteja preparado e aplique com disciplina os 52 hábitos apresentados pelo autor. Se o profissional de vendas for bem-sucedido, ele pode usar o comércio eletrônico como um forte aliado, beneficiando-se do grande alcance do mesmo, como canal de comercialização. Trago como exemplo um movimento no setor de autopeças, onde o representante comercial pode atuar junto à equipe de vendas das filiais de distribuidores de autopeças, suportando as mesmas com treinamentos e promoção técnica, qualificando estas equipes à uma venda mais assertiva dos produtos de sua representada, através destas filiais.”
Sergio Luis Patzlaff – Commercial Manager
“Gustavo descreve com absoluta propriedade e realismo a vida de um vendedor desastrado, um perdedor autêntico. Na sequência, fruto de sua grande experiência, dos excelentes resultados apresentados na sua carreira de consultor e mestre no ensino da “Arte da Venda”, passa aos leitores uma ideia clara, a metodologia precisa, o comportamento necessário para a conquista da alta performance e ser um vendedor campeão.
José Cláudio Blos – Diretor-Presidente Intexco-Brisa
PERGUNTAS FREQUENTES
SOBRE GUSTAVO CAMPOS
Há 21 anos Gustavo é Instrutor-chefe do Ressignificando Vendas. Antes desse período atuou e gerenciou um escritório de representação comercial de calçados e acessórios, com atuação no RS, SC, PR e SP, por 8 anos. Idealizador e Instrutor-chefe dos Cursos Boot Camp Gestão de Equipes Comerciais, Boot Camp Supervendedores e Boot Camp Missão 5.0, as experiências de capacitação acelerada mais transformadoras envolvendo vendas, gestão e desenvolvimento pessoal.
É autor dos livros Ressignificando Vendas, Traços de Valor, Aventureiro Nerd, entre outros, e possui em casa uma biblioteca com mais de 4.000 livros de negócios.
Altamente disciplinado, lutou artes marciais por mais de 15 anos. Consultor nas áreas comercial, marketing e estratégia de grandes e médias empresas. Palestrante em convenções corporativas no tópico de alta performance envolvendo os temas de vendas, comportamento, gestão e desenvolvimento pessoal.
Formado em Administração de Empresas pela UFRGS, com ênfase em marketing, é Pós-graduado em Estratégia e Gestão de Negócios. Ainda encontra tempo para estudar sobre vinhos na metodologia WSET de Londres, pedalar 1000 Km pelo caminho francês de Compostela e brincar com o Max e a Pink, seus Yorkshires de companhia.
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