Imagine um empresário que pega a sua necessidade fabril e distribui para sua equipe de vendas no formato de metas, aguardando o fim do mês para ver o quanto deu para ser atingido. Imagine um funcionário de qualquer posição estratégica que, para “mostrar serviço”, trabalha de sol a sol, sem tempo para nada a não ser seu ofício. Imagine um representante que não faz nenhum planejamento de suas ações e todo o mês sai sem muita organização, lembrando das coisas de cabeça, buscando fazer o máximo de vendas possível. Todos estes três profissionais podem ter muitas coisas em comum, mas o que quero destacar é que eles “terceirizaram o seu sucesso” e hoje administram consequências. É o empresário que delega demais sem se envolver como líder para buscar o crescimento, o funcionário que não se desenvolve, não treina e, portanto, cada dia que passa, fica mais obsoleto para a empresa ou o representante que tem uma produtividade baixa, devido a sua forma de atuar na região.
Acredito que você pode contratar uma vida. Esta vida pode se tornar, anos depois, complexa, de resultados baixos, sem satisfação alguma em ser vivida. Derivações de decisões tomadas, o caminho foi se estreitando e hoje parece que as bifurcações, entendidas como alternativas de caminho, oportunidades a nossa frente, não existem mais. Talvez elas até surjam, mas temos medo de desviar o olhar. Fomos arduamente, por força diária de nossas decisões, forjados a ferro e fogo nos velhos hábitos. Então prosseguimos, persistimos, mesmo que sejam passos doloridos, defendendo nossos velhos ideais, mesmo que lá no fundo, se conseguíssemos iluminar velhos sótãos de nossa mente, eles não nos representem mais. Esquecemos facilmente a cartilha que um dia seguimos, desafiadora, em busca de experiências, caminhos nunca antes pisados, terrenos nunca antes vistos. Era emocionante e deitar na cama e fechar os olhos era uma sensação boa à espera do próximo dia. Muitas vezes você nem se aguentava de ansiedade em acordar, pois a vida merecia ser vivida acordada. Energizado você saltava da cama, batia palmas e dizia: “hoje vai ser um grande dia!”. O famoso poeta E.E.Cummings dizia que “é preciso coragem para crescer e se tornar quem você realmente é”. Podemos, momentaneamente ter esquecido de quem somos, um vacilo, um deslize. Mas, novamente equilibrados, com a respiração sob controle e olhando para frente, para o futuro, podemos pegar as rédeas da vida, recontratar os termos, rasgar os contratos de terceirização de sucesso e assumir a responsabilidade novamente.
A banda de rock brasileira CPM22 tem, na música “Um minuto para o fim do mundo”, uma estrofe que gosto muito. Ela diz assim, se bem lembro de todas as palavras:
“Volta o relógio para trás tentando adiar o fim.
Tentando esconder o medo de te perder quando me sinto assim.
De olhos fechados eu tento enganar meu coração.
Fugindo para outro lugar e outra dimensão.”
Abra os olhos. Viva esta realidade. Não fuja mais pois o passado não voltará e o futuro ainda não chegou. Viva com o seu coração esta magnífica realidade, alinhe seus sentimentos e entenda que estamos neste momento criando uma bela canção, que no futuro vão cantar sobre nosso respeito.
O insubstituível de ontem foi substituído pelo inesquecível. Recontrate sua vida. E tenha coragem de ser o que você realmente é.
Até o próximo